TCC Análise Proposta Curricular e Concepções de Linguagem
As transformações econômicas e culturais, o dinamismo do mercado de trabalho e a revolução causada pelo desenvolvimento tecnológico, principalmente nos últimos vinte anos, causaram inúmeras e profundas mudanças na sociedade brasileira e mundial. Esse novo cenário global também atingiu as instituições de ensino que se viram obrigadas a reavaliar sua postura e seu papel no mundo contemporâneo, bem como reorganizar a composição dos currículos e dos conteúdos abordados pela escola tradicional.
No Brasil, sobretudo no Estado de São Paulo, este ensino tem passado por modificações, causando muitas discussões sobre os objetivos, métodos, abordagens e estratégias utilizadas pelos professores para atingirem os anseios da nova sociedade.
Considerando como foco o ensino de Língua Portuguesa - disciplina priorizada nesta pesquisa - as referidas transformações foram extremamente impactantes. O ensino desta disciplina nas escolas estaduais de nível fundamental e médio tem sido duramente criticado e posto à prova em todos os sentidos. Dessa forma, tornam-se extremamente relevantes os estudos desenvolvidos nessa área,
Esta pesquisa tem como princípio teórico norteador os Parâmetros Curriculares Nacionais, com o foco voltado para o Ensino de Língua Portuguesa.
Neste trabalho buscar-se-á analisar as concepções de Linguagem e Gramática, bem como os exercícios do terceiro bimestre da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Educação) para a 7ª Série do ensino fundamental, a fim de verificar se estes estão de acordo com as referidas concepções.
Para o presente trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e materiais que versam sobre o assunto. Para a coleta e análise dos dados, foi feita a análise de exercícios retirados da Proposta Curricular do terceiro bimestre da 7ª Série do Ensino Fundamental, e, por fim, realiza-se uma nova proposta de exercícios a fim de colaborar para suprir algumas deficiências encontradas ao