Antropologia
R: A participação do individuo em sua cultura é sempre limitada, nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura.
È óbvio que a participação de um indivíduo em sua cultura depende de sua idade. Mas é necessário saber que esta afirmação permite dois tipos de explicações: uma de ordem cronológica e outra estritamente cultural.
Estes impedimentos decorrem do geralmente da incapacidade do desempenho de função que dependam da força física ou agilidade, como as referentes á guerra, a caça etc. Entre outras funções podemos incluir as que dependem do acumulo de uma experiência obtidas através de muitos anos de preparação, e reservadas ás pessoas maduras, como certos cargos políticos etc.
Qualquer que seja a sociedade não existe a possibilidade de um individuo dominar todos os aspectos de sua cultura. Isso porque nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados, e ninguém é perfeitamente socializado.
Um individuo não pode ser igualmente familiarizado com todos os aspectos de sua sociedade; pelo contrario, ele pode permanecer completamente ignorante a respeito de alguns aspectos.
O importante, porém é que deve existir um mínimo de participação do individuo na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulação com os demais membros da sociedade. Todos necessitam saber como agir em determinadas situações e, também, como prever o comportamento dos outros. Somente assim é possível o controle de determinadas ações. Apesar disso tudo há sempre o risco de perda do controle da situação, porque em nenhuma sociedade todas as condições são previsíveis e controladas.