Estudo de caso ra o
Seqüenciamento De Lotes De Produção:
Estudo De Caso Numa Fábrica De Rações
Eli Angela Vitor Toso
Reinaldo Morabito
Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos,
CEP 13565-905, São Carlos, SP, e-mail: eli@dep.ufscar.br, morabito@power.ufscar.br
v.12, n.2, p.203-217, mai.-ago. 2005
Recebido em 01/7/2004
Aceito em 17/6/2005
Resumo
Neste trabalho, é proposta uma abordagem para otimizar o problema integrado de dimensionamento e seqüenciamento de lotes de produção em uma empresa do setor de nutrição animal. Tal problema consiste em decidir quanto produzir de cada produto em cada período, considerando a seqüência de produção dos lotes, de maneira a satisfazer a demanda e minimizar os custos de produção e estoques. Uma das grandes dificuldades para a programação da produção na empresa é integrar estas decisões, uma vez que os tempos de preparação (setup) são bem dependentes da seqüência produtiva. O problema é modelado por programação linear inteira mista e resolvido por meio da linguagem de modelagem GAMS/CPLEX com alguns procedimentos para reduzir os tempos computacionais. Experimentos realizados com dados reais mostram que esta abordagem é capaz de gerar resultados melhores do que os utilizados pela empresa.
Palavras-chave: dimensionamento de lotes, seqüenciamento da produção, tempo de preparação dependente da seqüência, nutrição animal.
1. Introdução
Apesar de estar sofrendo com a globalização dos mercados e com a conjuntura econômica e política nacional, a indústria brasileira de nutrição animal tem crescido nos últimos anos, por exemplo, em 2002 cresceu 7,17%, com um faturamento de mais de US$ 7 bilhões (SINDIRAÇÕES, 2003; ANFAL, 2003). A presença de grandes grupos nacionais e multinacionais tem acirrado a competitividade, forçando as empresas a uma busca contínua por melhores desempenhos operacionais. Neste contexto, a área de Planejamento e Controle da Produção (PCP) exerce um papel importante.
Num