Antropologia
Ele acredita que a ação objetiva ao sentido e a hermenêutica é o método ideal na busca da resposta para a pergunta do sentido social da ação, dizendo, portanto que a sociologia busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referente a do outro. A ação social pode ser classificada também referente a natureza da motivação.
A. Ação social racional com relação a fins: escolha dos melhores meios para realizar um fim na qual a ação é estritamente racional.
B. Ação social racional com relação a valores: não é fim que orienta a ação e sim os valores, sendo ético, religioso, político ou estético.
C. Ação social afetiva: a conduta é movida por sentimentos como, orgulho, vingança, loucura paixão inveja ou medo.
D. Ação social tradicional: suas fontes motivacionais são os costumes ou hábitos enraizados.
Weber (1984) destacou duas matrizes de estudo importantes sendo que categoria da ação, entendida como razão, estava relacionada com as vontades e desejos humanos e as motivações humanas, tidas como irracional, eram aliadas as tradições sociais. Weber estruturou os níveis de ações em três tipos básicos:
1. Ação frente a uma situação concreta
2. Ação prescrita com base em regras determinadas
3. Ação decorrente da compreensão informal das regras
Ao estabelecer o método de interpretação da realidade social, Weber uniu compreensão e explicação. Esse campo de estudo deve ser definido segundo as formas sócias e nunca segundo o