Sistemas OPT
João Pessoa-PB
24/11/2014
Professor: Werton Oliveira
Alunos: Mateus Nery Araújo Israel Figueiredo Daniel Nascimento Josinaldo Edyl Araújo
Curso: Técnico Em Logística
Sistema’s Optimized Production Technology (OPT)
João Pessoa-PB
24/11/2014
INTRODUÇÃO
A OPT é uma técnica computadorizada que auxilia a programação do sistema de produção, tendo como referencia os pontos críticos ou restrições da produção, ou seja, os gargalos. Definem-se como gargalos ou recursos cuja capacidade de produção é igual ou menor do que a demanda do processo e como recursos não gargalos qualquer outro recurso cuja capacidade de produção é maior que a demanda colocada nela.
Sistema’s Optimized Production Technology (OPT)
Inicialmente desenvolvida em 1978, com o nome de Optimized Production Timetables (Produção otimizada a horários), por um grupo de pesquisadores israelenses, passou a ser denominada Optimized Production Technology em 1982, com o lançamento de um software para aplicação de seus conceitos em empresas. A (Tecnologia de Produção Otimizada) é um sistema de programação da produção que leva em consideração três elementos básicos: o fluxo de materiais passando pela linha de produção; o estoque; os gastos operativos.
1º - Fluxo ou ganho: refere-se à velocidade com a qual o sistema gera dinheiro através das vendas dos produtos.
2º - Estoques: representa todo gasto realizado no processo de geração de dinheiro. Inclui matéria- prima, produtos em processo e os produtos fabricados e não vendidos.
3º - Gastos operativos: é todo gasto realizado no sistema para converter o estoque em dinheiro (fluxo), excluindo o custo da matéria-prima. Inclui gastos com mão-de-obra, energia elétrica, manutenção, depreciação, etc.
Segundo a OPT, para que a empresa ganhe mais dinheiro, é