antropologia
Curso: PSICOLOGIA
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
São Jose dos Campos, 2014.
ATIVIDADE
1) Explique o surgimento da ideia de nação das ideias de arte e culturas populares.
Os estados nacionais passaram a ser determinados pela identidade linguística, religião e pela unidade territorial e política. Criando assim a ideia de política e nação. Com isso a nacionalidade estabelecia o espírito de um povo, emitindo a livre expressão da língua, religião e costumes.
2) O que era o encantamento do mundo? Que foi o desencantamento do mundo? Qual a sua consequência para as artes?
Quando estudando religiosidade, sabemos que as religiões produzem o encantamento do mundo, acreditando em formas de crença que o mundo é perfeito e ideal, sentimento ligado ao sobrenatural de forças divinas que se manifestam de formas inexplicáveis e misteriosas. Desencantamento do mundo passou a surgir quando estudamos o surgimento da Filosofia, que entendemos que a modernidade conclui um processo que a Filosofia começara desde a Grécia. Passou-se da crença em causas sobrenaturais para os acontecimentos à sua explicação racional, a passagem do mito à razão, magia à ciência lógica. Esse processo liberou as artes da função religiosa, dando-lhe autonomia.
3) Qual a diferença entre massificação cultural e democratização da cultura?
Massificação - uma ação praticada pelos meios de comunicação (TV, internet, radio, etc) tendo como objetivo influenciar/orientar numa forma de convencer o maior numero de pessoas possíveis.
Democratização da Cultura – Tem como objetivo principal ampliar os acessos aos bens culturais já existentes, fazendo com que a população crie seu próprio modo de ser perante a sociedade.
4) Explique por que se deu a divisão da cultura e das artes em erudita e popular. Explique cada uma delas.
Essa divisão aconteceu porque com o crescimento das industrias e o desenvolvimento das grandes