antropologia
A forma como o menino Victor anda, se comunica, se alimenta, desenvolve seus hábitos alimentares e desenvolve e utiliza seus sentidos, tudo isso faz parte de sua cultura e a cultura do local onde viveu e cresceu. Ou seja, o Victor tem sim cultura, pois é inerente ao ser humano manter alguns hábitos do lugar onde nasceram e viveram, sejam eles na forma de se alimentar, vestir, falar, entre outras coisas.
2- Depois de encontrado, o “garoto selvagem” é levado para o Instituto de Surdos e Mudos, e também considerado mentalmente atrasado. Diz-se que ele “usa os sentidos em ordem inversa”. O que você pensa sobre isso, à luz das leituras já realizadas na disciplina?
Por ter vivido muitos anos na floresta e ter hábitos selvagens, o menino Victor desenvolveu seus sentidos de acordo com suas necessidades. Ou seja, sua audição, tato, paladar e até mesmo sua fala não são desenvolvidos da forma que os médicos do Instituto dos surdos e todas as pessoas que o avaliaram estavam acostumadas e isto gerou um estranhamento nas pessoas e uma necessidade de treinar e adaptar o Victor para que ele usasse seus sentidos de forma, para eles, correta. Todo esse estranhamento e vontade de correção se devem ao pensamento etnocêntrico das pessoas, ou seja, elas julgavam que seus comportamentos eram melhores do que os do Victor.
3- Discuta, a partir da leitura de Clifford Geertz, a concepção iluminista de Homem e sua busca de uma “natureza humana” e dos universais no homem. O que é a concepção estratigráfica do Homem?
Geertz afirmava que o conceito iluminista da natureza humana se dá pelas diferenças entre os homens em suas crenças, valores, costumes, instituições e no tempo, de lugar para lugar, o que não define