visita ao museo da vale
A professora de artes trouxe a muitos de nós a oportunidade de conhecer e entrar talvez pela primeira vez em não somente uma, mais em várias exposições de artes, e a um museu, adquirindo para vida uma experiência de crescimento não somente no ramo das artes mais em ponto de cidadania, respeito, ecologia, consciência ambiental entre outros.
Primeiramente visitamos a Exposição permanente no museu ferroviário da companhia Vale, onde encontra-se a exposição de objetos, ferramentas de trabalho, documentos, fotos e textos contando a história da estrada de ferro Vitória a Minas.
Logo após fomos a uma sala conhecer a maquete da ferrovia, parte que despertou grande encantamento dos alunos, gerado pelo seu tamanho, movimentação, detalhamentos e detalhes. Nela encontramos detalhamentos da estrada de ferro, como pontes, minas, lugar da extração do minério, porto, instalações industriais e vagões.
O guia nos relatou algumas curiosidades como: Na construção da maquete três antigos ferroviários trabalharam cerca de 2.000 horas, usando os mais diferentes materiais, tais como fios, cimento, argamassa, gesso, pó de brita, cola, serragem e isopor, entre outros. Nela foram inseridas 740 árvores, 370 bonecos, 103 postes de iluminação, 80 casas e 30 sinais ferroviários.
Saindo do prédio principal fomos para outra sala para mais uma exposição de arte, esta não sendo permanente, na verdade, pelo relatado esta sala vive em constantes modificações, a pois é feita através de workshop com crianças provenientes de escolas de ensino fundamental e médio da grande Vitória, onde elas recebem instruções e desenham, desta vez desenharam uma resposta para a pergunta “Em que cidade desejamos viver?”, então esses desenhos são transformados em papeis de paredes e adesivados nas paredes da sala.
Por fim, fomos visitar a exposição Reinventando o mundo onde podemos ver o trabalho de artistas que vêm utilizando as possibilidades plásticas lúdicas e