Atrações turisticas
• Pisac • Awana Kancha • Ollantaytambo • Chinchero
O vale do rio Urubamba, a nordeste de Cusco, é conhecido como Vale Sagrado dos Incas. Lá se espalham cidadezinhas pitorescas e diversas ruínas de santuários e fortalezas construídas com gigantescas pedras. As paisagens são espetaculares, com picos nevados, vales e aldeias rodeadas de plantações em terraço, uma técnica de irrigação avançada herdada dos incas. Os principais centros de interesse no Valle Sagrado são Pisac (o mercado e as ruínas),Ollantaytambo e Chinchero.
Pisac A 33 km de Cusco. Os dias certos para ir a Pisac são domingo, terça e quinta-feira, quando o mercado índio está funcionando. Pisac é uma cidadezinha conhecida por seu mercado de artesanato e também pelo complexo arqueológico, o mais importante do Vale Sagrado. É possível, de táxi, chegar até Quanchisraquay, um ponto relativamente elevado das ruínas, com uma das mais belas vistas do Valle Sagrado.
Awana Kancha Km 23 da estrada entre Cusco e Pisac. O empreendimento visa resgatar e manter técnicas tradicionais de fiação praticada pela população nativa do Valle Sagado, tingimento e tecelagem de lãs de camelídeos. Você poderá ver artesãos de diferentes comunidades andinas executando as diversas fases da produção de belíssimos tecidos.
Ollantaytambo A 97 km de Cusco. O conjunto monumental é composto por uma fortaleza, um centro religioso e uma área de habitação situados em local estratégico, dominando o Vale Sagradodo alto de um desfiladeiro. O acesso se dá por uma escadaria de pedra. Aos seus pés, junto da aldeia atual, corre o rio Urubamba.
Chinchero A 28 km de Cusco. A cidadezinha conserva um sítio arqueológico inca, de interesse relativo depois que você viu outros. No entanto, compensa conhecer Chinchero, não apenas pelas paisagens do Valle Sagrado no caminho, que por si só valem a visita, mas por sua arquitetura em adobe e seu mercado super colorido e mais autêntico que o de Pisac.
Dicas: Para