resumo
CURSO DE PSICOLOGIA
RESUMO SOBRE COMPORTAMENTO E COGNIÇÃO
Resumo:
No inicio do século XX se inicia o Behaviorismo, que se oponha ao mentalíssimo e introspeccionismo. Surge para propor a Psicologia que seu objeto de estudo seja o comportamento em si e não a expressão que se tem dele.
Durante os séculos existiram muitos métodos de entender e explicar o comportamento, um deles surgiu na idade media com a proposta da igreja de que o comportamento era um reflexo da alma, que nossos pensamentos e ações eram controlados pela alma através da mente. Já a tese mais atual diz que o individuo ao absorver as impressões do mundo forma a sua mente, que dará formação da consciência e a partir dela ele tomara suas ações.
Surgem alguns autores que se tornam importantes para o Behaviorismo como, Auguste Comte que fazia parte do positivismo social defendendo a ideia de que o homem não podia se auto observar; Walson defendia que o meio na construção e desenvolvimento do individuo era muito importante, acreditando que todo comportamento era causado pelo meio; e por ultimo Skinner, para ele havia uma grande importância na analise do comportamento verbal mas também foi o criador de um método de observação que se é utilizado até hoje, a caixa de Skinner.
Existem dois tipos de Behaviorismo, o Metodológico ou clássico que defendia o Mentalismo, para eles o comportamento não ocorria de forma mecânica e similar, ele dependia e variava de acordo com o organismo de cada sujeito observável; e o Radical rejeita o Mentalismo pois é materialista e evolucionista, não existindo espaço para o dualismo por acreditar que o comportamento é uma função biológica.