Violência Doméstica
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTãO DE LAMEGO
LAMEGO, JANEIRO 2013
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO
Violência Doméstica
LICENCIATURA EM Serviço social
Disciplina: Ética e Deontologia em Serviço Social
Docente: Dr.ª Pedro Duarte
AUTORA: Raquel frade, Nº1908
Lamego, jANEIRO 2013
A. Introdução
Este artigo científico surge no âmbito da disciplina de Ética e Deontologia em Serviço Social, orientada pelo professor Pedro Duarte, do 2º Ano do Curso de Serviço Social, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
A violência doméstica existe por todo o mundo e é considerada um crime contra a humanidade.
Este tipo de problema, durante um longo período de tempo foi abafado pois ninguém falava dele ou nada faziam para o impedir, hoje em dia tornou-se um problema público, apesar de muitas vítimas continuarem em silêncio.
A violência doméstica é um problema que afeta imensas pessoas em todos os países e não escolhe idade, género, grau social, religioso ou económico.
É deveras importante resolver o dilema da violência doméstica, devido ao sofrimento que cada vítima sofre e muitas vezes em silêncio e também porque as vítimas que sofrem de violência doméstica podem não desenvolver um bom progresso mental e físico.
B. Violência Doméstica
A violência doméstica é uma acção que causa sofrimentos psicológicos, físicos e sexuais, de forma indirecta ou directa, fazendo ameaças ou imposições a algum dos indivíduos que vivam na mesma habitação (Lopes, C.; Fortes, I.; Oliveira, R. & Miranda, T.; 2006).
Existem três tipos de violência doméstica, ou seja, a violência conjugal, a violência contra idosos e a violência contra crianças.
Segundo Simões, A. C. L. a violência conjugal abrange todos os actos que sirvam para aplicar repetidamente e com intensidade, sofrimentos sexuais, mentais e físicos, de forma