antropologia
CAMPUS ARAPIRACA
UNIDADE EDUCACIONAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
AMANDA GABRIELA CAVALCANTE OLIVEIRA
RESUMO DO TEXTO: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO SOCIAL NA ZULULÂNDIA MODERNA.
Palmeira dos Índios
2013
Gluckman no texto procura elaborar relações constantes entre eventos e sistemas em transformação. Coloca em evidência o delineamento da estrutura social de uma seção territorial da África do Sul - Zululândia – em termos de relações entre os grupos, enfatizando à extensão que ganhou o campo das relações brancos e zulus e os aspectos complexos destas relações. Descreve seu estudo de caso na Zululândia, onde procurou compreender as relações zulu-européias e os conflitos que elas desencadeiam.
O texto demonstra que a interação entre os colonizadores brancos e os zulus se deu de formas diferentes pendentes das situações sociais. O antropólogo teria a função de abranger tais situações e suas inter-relações a fim de prescindir a partir delas, a estrutura social. Gluckman procura analisar a história da construção da forma atual de organização social da Zululândia, a situação social apontada pelo autor é a da inauguração de uma ponte onde os zulus e europeus cooperam na inauguração, isso mostra que formam uma única comunidade com modos específicos de relacionamento. Porém as relações diretas entre os grupos não são de igualdade.
O autor considera que o padrão influente na área é semelhante ao de qualquer outra reserva do país e que nesta os grupos socialmente inferiores se relacionam com grupos dominantes. No conjunto das situações sociais e suas inter-relações. As relações sociais se davam a partir de dois aspectos fusão e divisão.
Embora a análise tenha sido realizada através dos agrupamentos, o autor reflete que se a tivesse feito em termos de indivíduos, chegaria a conclusões parecidas. Ele reconhece também que por meio da comparação desta situação com tantas outras poderá