manuel bandeira
Biografia : Manuel Carneiro de Souza Filho, nasceu em 19 de abril de1886 em Pernambuco e depois mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família.
Foi poeta brasileiro. "Vou-me Embora pra Pasárgada" é um dos seus mais famosos poemas.
Foi também professor de Literatura, crítico literário e crítico de arte. Inicialmente interessado em música e arquitetura, descobriu a poesia por acaso, na condição de doente, em repouso, para tratamento de uma tuberculose.
Na Suíça , onde foi se tratar conheceu o escritor Paul Éluard, que estava internado na mesma clínica. Numa de suas conversas com Éluard, Manuel Bandeira ficou sabendo sobre as inovações artísticas que aconteciam na Europa e as possibilidades do verso livre na poesia. Aliás, hoje, Bandeira é considerado o Mestre do Verso Livre no Brasil.
Obs: o verso livre não segue regras estabelecidas, o escritor cria seus próprios critérios.
Um exemplo é o Poema do Beco :
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
- O que eu vejo é o beco.
(Estrela da vida inteira)
No primeiro verso temos uma visão aberta para o mar e o horizonte; já no segundo, a visão é mais curta, vemos apenas o beco.
Temas mais comuns nas suas obras :
Paixão pela vida
Morte
Amor
Erotismo
Solidão
Angústia
Cotidiano
Infância
Obras de Manuel Bandeira :
A cinza das horas (1917)
Carnaval (1919)
Obras com certa liberdade formal e influências pós-simbolistas. Ritmo dissoluto (1924): obra de transição que apresenta temas populares e linguagem simples. O livro contém os poemas Meninos carvoeiros, Na Rua do Sabão, Noite morta. Libertinagem (1930): é com esta obra que Manuel Bandeira atinge o seu auge como escritor modernista. Este livro contém o famoso poema Pneumotórax.
Estrela da manhã (1936)
Lira dos cinqüent’anos (1948)
Belo belo (1948)
Opus 10 (1952)
Mafuá do malungo (1954)
Todas estas poesias estão incluídas no livro Estrela da vida inteira (1965).
Manuel Bandeira era um poeta que