Cross Docking
__________________________________________________________________
DEPARTAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
CROSS DOCKING
Aluna: Déllis Gonçalves de Souza
Professor: Carlos
Brasília / DF
Outubro / 2013
SUMÁRIO
Introdução
A Logística é a área responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento. Portanto será apresentado a você Cross Docking que é uma expressão anglófona utilizada para indicar os produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade e que não são estocados, mas apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem.
Definição
O Cross Docking pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição na qual os produtos de um veículo são recebidos, separados, e encaminhados para outro veículo. Isso nos dá uma clara visão, de que a sincronização entre o recebimento e a expedição de mercadorias se faz essencial para a eficiência e até mesmo viabilidade do processo, ou seja, é uma operação logística de rápida movimentação de produtos acabados para expedição entre fornecedores e clientes.
Técnicas de implementação do Cross Docking
A técnica de Cross Docking não é fácil de ser implementada, no entanto podem-se apresentar alguns pré-requisitos que ao serem reunidos que contribuem para o sucesso conforme abaixo:
• Parceria: Quando um membro da cadeia de abastecimento implementa o sistema Cross Docking, geralmente os custos e esforços dos outros membros aumentam. Por isso, todos os membros da cadeia de abastecimentos devem ser capazes de suportar as operações do Cross Docking;
• Confiança na qualidade: A qualidade deve ser construída e não inspecionada, ou seja, a