Tese e Tipos de Argumentos
Comunicação e Expressão
Desenvolvimento Web
Tese
Tipos de argumento
Suzana Souza. Pront: 13.620-97
Disciplina: Comunicação e Expressão
Desenvolvimento Web
Professoras: Lidia B. Glawcia B.
Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas
1° Semestre, Período: Noturno.
Sumário
Tese 03
Argumentos VS Argumentação 04
Tipos de Argumento 05
Argumento de Autoridade 05
Argumento por causa e consequência 06
Argumento por comparação (analogia) 07
Argumento por evidência. 08
Argumento por exemplificação 09
Argumento de princípio 10
Referencias. 11
Tese
Tese nada mais do que uma teoria que pode ser uma opinião ou uma ideia e que poderá ser defendida pelo autor através de argumentos. É muito importante que na se confunda tese com assunto, uma vez que assunto é o tema que está sendo tratado.
Por exemplo, leia o trecho a seguir:
“É preciso incentivar o cinema brasileiro, porque temos produções de excelente qualidade e por que sem incentivo oficial seria esmagado pelas superproduções americanas.”
Nesse caso “É preciso incentivar o cinema brasileiro” é a tese, a opinião do autor a respeito do assunto que nesse caso seria a valorização do cinema nacional, por fim “porque temos produções de excelente qualidade e por que sem incentivo oficial seria esmagado pelas superproduções americanas” são argumentos usados na defesa da tese.
Argumentos VS Argumentação
Antes de explicar os tipos é muito importante que se entenda o que é um argumento e o que é argumentar. Um argumento nada mais é do que um conjunto de recursos (discursos, imagens, etc.) com o objetivo de convencer e persuadir o interlocutor a aceitar como verdadeira a tese que lhe é apresentada, já argumentar segundo Koch (op.cit.), “argumentar é levar a crer, é a arte de convencer e persuadir”, ou seja, utilizar argumentos para convencer seu interlocutor de que suas afirmações são verdadeiras.