antropologia
Está faltando.
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
11:29
Página 1 de Antropologia
Aula 2 - Constituição e desenvolvimento do campo de análise e pesquisa da antropologia jurídica quinta-feira, 8 de agosto de 2013
11:25
Contexto da disciplina e como influencia nas consequências da configuração assumida.
Projeção do discurso antropológico para um época em que não poderia existir efetivamente.
É um equívoco recorrente entre os autores, projetar a matéria para um período em que ela era epistemologicamente impossível. Em sentido próprio, a antropologia só se forma na segunda metade do séc. XIX. É claro que existiam traços antropológicos em autores anteriores, mas, em sentido próprio, ela só se forma no séc. XIX. Esse século fornece as condições epistemológicas para um novo discurso sobre o homem. Nesse século, surgem as disciplinas humanas.
Antropologia fala de um discurso especial, de caráter erudito, que se constrói num século específico, que é o XIX.
Nosso curso se volta a uma disciplina que se institucionaliza no séc. XIX e constitui uma nova forma de enxergar o homem e a sociedade.
Centra-se essa abordagem da constituição e desenvolvimento do campo de análise e pesquisa da AJ do séc. XIX até hoje.
Essa disciplina se forma no séc. XIX.
E situá-la nesse século diz muito a respeito dessa disciplina, tendo em vista o contexto da época.
A segunda metade do séc. XIX é marcada pela pretensão de potência hegemônica de uns países sobre outros, o conhecido imperialismo. Quando se fala em imperialismo se refere à uma política de estado com a intenção de expandir a potencia de influência do capitalismo e englobar territórios, gerando zonas de influência que se efetivem de maneira adequada na lógica do capital: consumidores, fornecedores de matéria prima e industriais. Imperialismo é a lógica que se refere ao estado-nação.
É diferente de Império - Antonio Negri e Michael Hardt: cuidam de diferenciar o que é império e o que foi