BROCAS DE PERFURAÇÃO
As brocas são equipamentos que têm a função de promover a ruptura e a desagregação das rochas e suas formações. O estudo das brocas, considerando seu desempenho e economicidade, é um dos fatores importantes na perfuração de poços de petróleo. Localizada no extremo inferior da coluna de perfuração, a qual é utilizada para cortar ou triturar a formação durante o processo de perfuração rotativa. Para realizar a perfuração, as brocas utilizam como base os princípios fundamentais para vencer os esforços da rocha, e a forma de ataque pode ser por acunhamento, raspagem e moagem, torção, percussão ou esmagamento, e até mesmo erosão por ação de jatos de fluido. A forma do ataque dependerá do tipo e das características da rocha que se deseja cortar, principalmente em função de sua dureza e abrasividade. Este fator é muito importante na classificação das brocas. É o grau de dureza e abrasividade que determinará o tipo de broca e o princípio de ataque.
A escolha adequada das brocas no projeto de perfuração é de fundamental importância na qualidade do poço. O seu mecanismo de perfuração é por cisalhamento. Elas apresentam jatos intercambiáveis por onde circula o fluido de perfuração, o tamanho e a qualidade de cortadores define para que tipos de formação e objetivos foi projetada.
O fator mais importante no projeto de brocas de cones, a estrutura de cones também se modificou em razão da evolução tecnológica. A ação das brocas tricônicas em formações moles é de raspagem e as formações duras são por esmagamento. Em ambos os casos atuam também a erosão causada pela potencia hidráulica.
O processo de perfuração, pelo método percussivo ou rotativo, de um poço requer o uso de brocas de perfuração. De fato a broca é a ferramenta mais básica na perfuração, sendo que a sua seleção e definição das condições de operação é um dos problemas mais comuns que o engenheiro de perfuração encontra no seu dia-a-dia de trabalho/projeto de poço. Uma variedade enorme