Custo Brasil
NOS CUSTOS DAS EMPRESAS.
7º Período de Ciências Contábeis
Chapecó – SC, abril de2013.
INTRODUÇÃO
Não é novidade que a infraestrutura brasileira é bastante precária. E em decorrência disto as empresas têm seus custos afetados, seja pelo uso de recursos deficitários que aumentam diretamente os sobressaltos ou pela necessidade de investir recursos próprios onde deveria haver ações do governo.
Termo genérico usado na imprensa que faz parte do jargão econômico e politico, o custo brasil, é usado como forma de descrição do conjunto de dificuldades brasileiras, sejam elas estruturais, burocráticas ou econômicas, as quais são culpadas pelos encarecimentos dos investimentos no Brasil, aumentando o desemprego, as sonegações e evasões de divisas.
São por estes e outros motivos que o custo brasil é um dos principais causadores do comprometimento da competitividade e eficiência da indústria nacional.
Pode-se citar exemplos do custo brasil e entre alguns deles estão: corrupção administrativa pública elevada, alto déficit público, burocracia excessiva na criação e manutenção de empresas,cartelização da economia, manutenção de taxas de reais elevados, alta carga tributária, burocracia excessiva dos processos de importação e exportação, altos custos trabalhistas, altos custos no sistema previdenciário, legislação fiscal complexa e ineficiente, infraestrutura precária, baixa qualidade educacional e falta de mão de obra qualificada.
Percebe-se assim, que este custo impede o crescimento do país, e devido a isto o tema será abordado mais profundamente no trabalho a seguir.
CUSTO BRASIL
Sabe-se que o custo brasil compreende o conjunto de dificuldades brasileiras que por apresentarem precariedade econômica, burocrática e estrutural acabam impedindo o crescimento das empresas brasileiras e estrangeiras instaladas no Brasil e consequentemente o crescimento do país. Dentre alguns dos