Custo brasil
CUSTO BRASIL
O Custo Brasil é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. Por isso, é apontado como um conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional.
O termo é largamente usado na imprensa, fazendo parte do jargão econômico e político local.
Exemplos do Custo Brasil são: * Corrupção administrativa pública elevada; * Déficit público elevado; * Burocracia excessiva para criação e manutenção de uma empresa; * Cartelização da economia; * Manutenção de taxas de juros reais elevadas; * Spread bancário exagerado (um dos maiores do mundo); * Burocracia excessiva para importação e exportação, dificultando o comércio exterior; * Carga tributária alta; * Altos custos trabalhistas; * Altos custos do sistema previdenciário; * Legislação fiscal complexa e ineficiente; * Insegurança jurídica; * Alto custo da energia elétrica; * Infraestrutura precária (saturação de portos, aeroportos, estradas e ferrovias) * Baixa qualidade educacional e falta de mão de obra qualificada.
-------------------------------------------------
“CUSTO BRASIL” E TAXA DE CÂMBIO NA COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA.
_ Em 2012 o PIB do Brasil cresceu somente 0,9%, muito pouco em comparação com o PIB mundial(crescimento de 3,2%) e da América Latina (3,0%), e, principalmente, ante as economias em desenvolvimento, que cresceram 5,1%, diversos dos quais são analisados no presente estudo.
_ Um dos determinantes do baixo crescimento econômico brasileiro tem sido a estagnação da indústria de transformação, culminando com a retração de 2,5% do PIB do setor em 2012. Por outro lado, a expansão do