Bioestatistica
Segundo o Ministério da Educação (2013), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), avalia o desempenho dos estudantes de ensino superior nos cursos de graduação, iniciantes e concluintes, relacionando os conteúdos programáticos dos cursos em que estão inseridos.
O exame é avaliado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e então vinculado ao Ministério da Educação (MEC), pelas normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão de coordenação e supervisão do Sinaes (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAL (FURB), 2012). O Sinaes avalia múltiplos aspectos que rodeiam em volta dos demais eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos (INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), 2011) .
A participação dos estudantes no exame é obrigatória, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Além disso, por ser um dos elementos de avaliação da qualidade de cursos de graduação e de instituições de ensino superior, seus resultados interferem diretamente no reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional. O conceito do curso é apresentado em cinco categorias, sendo indicador de qualidade dos cursos (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área. A primeira aplicação ocorreu em 2004 substituindo o Exame Nacional de Cursos (Provão) e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal (PORTAL BRASIL,2011).
O Enade tem como objetivo o acompanhamento do rendimento dos alunos do ensino superior, relacionando os conteúdos programáticos dos cursos de graduação previstos nas