antropologia
Qual é o campo de pesquisa do autor? O que ele busca compreender nesse campo?
O campo de pesquisa do autor é uma aldeia indígena, a aldeia dos Krahô. Os Krahô são um dos sete povos Timbira que sobreviveu à invasão de seus territórios desde o século XVIII; os seus 2.500 indivíduos vivem, atualmente, em uma área oficialmente reconhecida como Terra Indígena Krahôlandia, com 302.000h no nordeste do Estado do Tocantins, uma das maiores áreas de cerrado contínuos e preservados no Brasil. O objeto da pesquisa é a problemática global do acesso aos recursos genéticos associados aos conhecimentos tradicionais de povos indígenas, ou seja, ele busca compreender o acesso aos conhecimentos tradicionais dos Krahô.
O que é biotecnologia? De que maneira o conhecimento tradicional das etnias indígenas auxiliam no desenvolvimento da biotecnologia?
“Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade." A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.
Os conhecimentos tradicionais de etnias indígenas são repletas de riquíssimas informações acerca das propriedades naturais de cada elemento. E são essas informações que auxiliam na construção de técnicas utilizáveis pela biotecnologia ocidental, no desenvolvimento de novas técnicas de agricultura, de alimentos, de remédios e etc.
O que são direitos intelectuais coletivos?
Pelo