Teoria das Contrições
Curso Técnico em Administração
Teoria das Restrições
Santos
2013
1. Introdução
Eliyahu Moshe Goldratt foi um físico israelense que desenvolveu, através do método cientifico, um caminho para solucionar os problemas de corporações.
Goldratt desenvolveu no início dos anos 70 uma fórmula matemática para ajudar com o planejamento da fábrica de gaiolas para aves de um amigo. À partir desta fórmula ele criou o software OPT (Optmized Production Technology) voltado para a programação da produção.
A Creative Output Inc. foi criada posteriormente, com o intuito de comercializar o software. Com o passar do tempo a empresa se expandiu, atingindo novos países e, devido a essa ampliação, o software foi adquirindo atualizações, e novos conceitos sobre o OPT foram sendo desenvolvidos.
Nos anos 80 nos Estados Unidos, Goldratt criou a Teoria das Restrições, uma ampliação da OPT, fortalecendo a sua teoria baseada em uma lógica de princípios; porém ele precisava divulgar seus conceitos e com a ajuda de Jeff Cox lançou o livro “A Meta”. O livro foi um grande sucesso e sua teoria, a qual da ênfase em garantir que a empresa atinja a sua meta, é aplicada com sucesso nas grandes empresas de todo o mundo.
2. Definição
A Teoria das Restrições, ou também Teoria das Constrições (TOC), consiste basicamente em identificar o fator restringente, o qual pode ser interno, externo, de mercado, político ou econômico. Entende-se restrição como algo que limita um melhor desempenho de um sistema.
Esta teoria tem como conduta tratar com maior importância aos gargalos identificados na empresa, sendo gargalo todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção.
Surgiu como resposta ao modelo Just in Time japonês e procura tratar exclusivamente do gargalo identificado.
3. Just in Time
Foi desenvolvido nos anos 70 pela empresa automobilística Toyota e seus princípios