Antropologia
1 Introdução 2 Referências 6 7
1 Introdução
A antropologia é a ciência que estuda o homem e a humanidade, a divisão clássica da antropologia distingue a antropologia cultural e antropologia biológica, cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.
Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.
Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos.
No capítulo I, de título “A concepção clássica do homem”, do livro Antropologia Filosófica I, o autor Henrique C. de Lima Vaz discorre sobre as diferentes concepções do homem na história, desde os primórdios dos séculos VII e VI A.C até os séculos V e VI D.C. O estudo do papel do homem nesse período é de extrema importância para entendermos a visão atual da antropologia, que é pautada, na maioria das vezes, em teorias dos estudiosos clássicos.
2 - A concepção do homem na cultura arcaica grega
As raízes da concepção de homem que chamamos de clássica tem origens na cultura grega do século VII A.C, que ao fundir- se com