Neoplasias
1. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------3
2. CONCEITO---------------------------------------------------------------------------------------4
3. COMPORTAMENTO BIOLOGICO---------------------------------------------------------5
4. TRATAMENTO---------------------------------------------------------------------------------6
5. CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------10
6. REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------------11
7. ANEXOS (QUESTÕES)-----------------------------------------------------------------------12
1. INTRODUÇÃO
Há mais ou menos vinte anos atrás, o tumor ou câncer era incurável, mas com os avanços no diagnóstico e tratamento desta doença têm ocasionado acentuada diminuição de mortes e aumento da sobrevida dos pacientes. As neoplasias atacam todos os seres vivos em todas as camadas sociais, faixas etárias, ambos os sexos, em todas as regiões, constituindo um problema mundial e um desafio para a Medicina. No decorrer do trabalho veremos o conceito e a importância do comportamento biológico da neoplasia, e porque designações específicas apresentam implicações clínicas específicas, mesmo entre os tumores formados no mesmo tecido.
2. NEOPLASIA
No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. As neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na pratica de “tumores”.
A neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos ao hospedeiro (Pérez-Tamayo, 1987; Robbins, 1984), ou seja, uma única célula transformadora, que não obedece ao regulamento da diferenciação e