Neoplasias
Significa novo crescimento refere-se a um aumento do volume do tecido e um aumento progressivo e desordenado de células podem ser benignas ou malignas, o conjunto de características morfológicas e moleculares das neoplasias é suficientemente especifico para classifica-las como uma classe distinta de lesões .Entretanto diferenças de comportamento biológico, morfológico, e os reflexos clínicos de seus efeitos nocivos para o hospedeiro tornam muito útil sua divisão em neoplasias benignas ou malignas. Importa ainda reconhecer que além de características da própria neoplasia o local da ocorrência e outros fatores do hospedeiro podem ser decisivos para a evolução.
As neoplasias malignas são genericamente conhecidas como câncer e se tornou uma das mais temidas doenças por incorporar critérios de agressividade ao organismo. A malignidade inerente a certas neoplasias relacionam-se a suas características de crescimento invasivo e capacidade de se disseminar por vasos sanguíneos ou linfáticos, sobrevivendo em linfonodos ou órgãos distantes , caracterizando as metástases .A simplificação de suas necessidades metabólicas capacita as células neoplásicas e dividirem-se inúmeras vezes e a sobreviverem em ambientes adversos e com baixas quantidades de recursos metabólicos.
A identificação de vários critérios morfológicos e biológicos permite a classificação em neoplasias benignas ou malignas, divisão que se demonstra ainda hoje muito útil na prática médica. Genericamente, poder-se-ia caracterizar as neoplasias benignas como massas teciduais de crescimento lento e expansivo. O efeito desse tipo de crescimento faz com que muitas delas tenham aspecto circunscrito, capsulado ou pseudocapsulado, em que os limites do desenvolvimento tumoral são claramente identificados. Por outro lado, as neoplasias malignas apresentam, geralmente, crescimento rápido, de tipo predominantemente infiltrativo, e que, com grande frequência, causam danos ao hospedeiro. A capacidade de