Neoplasias
"Neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro." (Pérez-Tamayo, 1987)
“Neoplasia é uma massa anormal do tecido, cujo crescimento é quase autônomo e excede os tecidos normais.” (Robbins Cotran, 2006)
“Neoplasia é uma massa tecidual anormal, cujo crescimento é excessivo, descontrolado em relação ao tecido normal. O crescimento persiste da mesma maneira excessivo após o término do estímulo que induziu a alteração.” (Rupert Willis, 1872)
“Câncer é o nome que se refere a uma classe de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo fazer metástase.” (André Sasse, 2004)
“Neoplasia é doença decorrente do descontrole no crescimento das células - é uma malignidade celular. As células passam a se multiplicar muito rapidamente, com tendência a invadir órgãos e também produzir metástases, isto é, a reproduzir-se em locais distantes do seu local de origem. O comportamento das células cancerosas não obedece aos mecanismos biológicos que governam o crescimento e o metabolismo do organismo.” (João Roberto D. Azevedo, 1998)
2. Neoplasia
É doença decorrente do descontrole no crescimento das células - é uma malignidade celular. As células passam a se multiplicar muito rapidamente, com tendência a invadir órgãos e também produzir metástases, isto é, a reproduzir-se em locais distantes do seu local de origem. O comportamento das células cancerosas não obedece aos mecanismos biológicos que governam o crescimento e o metabolismo do organismo. Algumas neoplasias têm crescimento muito rápido e outras não quando então podem até se confundir com um tecido normal.
2.1 Câncer gástrico
O câncer de estômago ou câncer gástrico se caracteriza pelo crescimento desordenado das células que compõem a parede do órgão. A maioria dos tumores gástricos ocorre em algum ponto da camada de