Neoplasia
Profa. Aletéia Massula Fernandes
NEOPLASIAS
- Neoplasia significa literalmente o processo de um “novo crescimento”.
- Massa anormal de tecido, cujo crescimento ultrapassa e não é coordenado com o dos tecidos normais e persiste na mesma maneira excessiva depois da interrupção dos estímulos que deram origem à mudança.
- Alterações genéticas que permitem a proliferação excessiva e desregulada são fundamentais para o aparecimento de neoplasmas.
NEOPLASIAS
NEOPLASIAS
ETIOLOGIA:
- AGENTES FÍSICOS
a) energia radiante: representadas pela radiação ultra-violeta e pelo raio X.
Provocaram danos diretos à estrutura do DNA.
b) energia térmica: principalmente exposições constantes ao calor ou queimaduras, envolvendo principalmente lesões em pele. A constante exposição ao calor implica um alto grau de renovação celular, principalmente do epitélio
cutâneo, o que faz com que a célula se multiplique constantemente, aumentando a probabilidade de mutações.
NEOPLASIAS
ETIOLOGIA:
AGENTES QUÍMICOS
a) corantes: as anilinas, por exemplo, têm sido relacionadas ao desenvolvimento de cânceres no trato urinário.
b) fumo: a queima do tabaco também pode ser um agente promotor de transformação maligna.
NEOPLASIAS
NEOPLASIAS
ETIOLOGIA:
AGENTES BIOLÓGICOS
a) virais: o DNA-vírus incorpora-se ao genoma humano ou participa diretamente dos mecanismos de multiplicação celular, incluindo suas proteínas nesse processo.
Os RNA-vírus, ao contrário, copiam sequências genéticas humanas e passam a interferir diretamente nos mecanismos celulares. Acredita-se hoje que muitos vírus participem dos processos neoplásicos haja visto sua interferência no genoma humano. Os mais estudados são o HPV (papilomavírus humano), como possível causador de carcinomas de colo uterino, e o citomegalovírus, como causador de linfomas. b) bacterianos: ainda não se conhece bem a participação de bactérias no mecanismo de formação neoplásica, contudo, têm sido fonte também de pesquisas.
NEOPLASIAS