Antioxidantes
Os radicais livres são moléculas oxidantes altamente reativas que atacam outras moléculas através da captura de elétrons e, portanto, modificando as estruturas químicas. São produzidos como parte de nosso metabolismo natural, como também são introduzidos no organismo através de fontes externas como exposição ao sol ou a poluição. Outros meios incluem stress, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos insalubres e cigarro. Os antioxidantes atuam combatendo estes radicais livres e são essenciais para o funcionamento adequado do sistema imunológico.
Os Antioxidantes podem ser classificados em dois tipos:
Hidrofílicos: São antioxidantes solúveis em água
Hidrofóbicos: São antioxidantes solúveis em lipídios
Em geral, os antioxidantes solúveis em água reagem com oxidantes no citosol celular (líquido que preenche o citoplasma das células) e no plasma do sangue, enquanto os antioxidantes solúveis em lipídios protegem as membranas celulares da peroxidação lipídica. Os antioxidantes podem ser sintetizados no organismo ou obtidos a partir da dieta.
Algumas enzimas antioxidantes são produzidas dentro do corpo como o superóxido dismutase, a catalase e a glutationa. O superóxido dismutase catalisa a dismutação do superóxido em oxigênio e peróxido de hidrogênio. A catalase, por sua vez, decompõe o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. A glutationa é um agente de desintoxicação, que se liga com diferentes toxinas. Outros agentes antioxidantes são encontrados nos alimentos, como vegetais folhosos, frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais.
Uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais fornecem