Antioxidantes
CAUSADORES DE ENVELHECIMENTO CUTÂNEO.
Adrielly Michely Ferreira - acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Estética e
Cosmética - UniFil
Mylena Cristina Dornellas da Costa - orientadora e docente do Curso Superior de
Tecnologia em Estética e Cosmética - UniFil
RESUMO:
A pele é um órgão complexo no qual interações celulares e moleculares reguladas de modo preciso governam muitas das agressões provindas do meio ambiente. É constituída por vários tipos de células interdependentes responsáveis pela manutenção da sua estrutura normal. Com o envelhecimento cronológico cutâneo, ocorre à modificação do material genético por meio de enzimas, alterações protéicas e a proliferação celular decrescem.
Conseqüentemente, o tecido perde a elasticidade, a capacidade de regular as trocas aquosas e a replicação do tecido se torna menos eficiente. Oxidações químicas e enzimáticas envolvendo a formação de radicais livres (ERO) que aceleram o processo de senescência.
A presente pesquisa se fundamenta em explicar como acontece o envelhecimento cutâneo e como atuam os antioxidantes no combate aos radicais livres.
PALAVRAS-CHAVE: antioxidantes, envelhecimento cutâneo, radicais livres.
A pele é um órgão complexo no qual interações celulares e moleculares reguladas de modo preciso governam muitas das agressões provindas do meio ambiente. É constituída por vários tipos de células interdependentes responsáveis pela manutenção da sua estrutura normal. Com o envelhecimento cronológico cutâneo, ocorre à modificação do material genético por meio de enzimas, alterações protéicas e a proliferação celular decresce conseqüentemente, o tecido perde a elasticidade, a capacidade de regular as trocas aquosas e a replicação do tecido se torna menos eficiente. Oxidações químicas e enzimáticas envolvendo a formação de radicais livres (ERO) aceleram esse fenômeno de envelhecimento. Dentre as reações que ocorrem na