Antioxidantes
Introdução
Este trabalho visa dar a conhecer o papel dos Antioxidantes na Indústria dos Cosméticos.
Para tanto, foi necessário fazer uma abordagem sobre os Radicais Livres, bem como uma descrição dos Antioxidantes escolhidos para este trabalho, a sua origem, os seus benefícios e as respectivas fontes alimentares.
São eles:
Flavonóides ou Bioflavonóides
Resveratrol
Vitamina A
Vitamina C
Vitamina E
Cobre
Mânganes
Selénio
Zinco
2
Antioxidantes – O que são?
São substâncias que actuam
retardando o envelhecimento, prevenindo doenças crónicas como cardiovasculares, renais e hepáticas e até mesmo o cancro.
São um conjunto de substâncias
formadas por vitaminas, microminerais, enzimas que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.
Os antioxidantes impedem a oxidação
das moléculas que constituem as membranas das células e outros elementos importantes para o metabolismo celular
3
Radicais Livres
4
Radicais Livres – O que são?
O nosso organismo produz naturalmente substâncias chamadas radicais livres que são átomos ou moléculas altamente reactivos, que contém número ímpar de eletrões na sua última camada .
O não emparelhamento de electrões da última camada confere alta reactividade a esses átomos ou moléculas. Os radicais livres podem ser formados quando uma ligação covalente é quebrada, de forma a que cada porção conserva um dos electrões compartilhados, ou podem ser formados quando um átomo ou molécula recebe um só electrão transferido durante uma reacção de óxido-redução.
Os radicais livres podem ser formados em processos rotineiros como respiração e na digestão dos alimentos. Cada radical livre é capaz de procurar um parceiro rompendo a sua ligação química, para se agrupar.
Nessa busca desenfreada por novos parceiros, os radicais livres destroem enzimas, atacam células, causando sérios danos estruturais ocasionando, como consequência, o seu mau funcionamento e até