Antioxidantes
RESUMO
Os danos induzidos pelos radicais livres podem afetar muitas moléculas biológicas, incluindo os lipídeos, as proteínas, os carboidratos e as vitaminas presentes nos alimentos. As espécies reativas de oxigênio também estão implicadas nas várias doenças humanas. Evidências têm sido acumuladas indicando que uma dieta rica em antioxidantes reduz os riscos das principais doenças humanas. Os principais nutrientes com essa função são o ácido ascórbico (vitamina C), os flavonoides, o β-Caroteno, vitamina E, zinco, selênio. Esta revisão teve como objetivo apresentar a abordagem dos benefícios dos alimentos ricos em antioxidantes sobre a saúde humana.
Palavras chave: radicais livres, Antioxidantes, saúde humana.
INTRODUÇÃO
A função de um antioxidante é anular a atividade dos radicais livres, doando o elétron que lhes falta. O corpo produz diversas e em altas quantidades moléculas antioxidantes. Além disso, podemos obter outras através da alimentação.
Radicais livres, de modo geral, são ruins para o corpo humano. Eles podem surgir como produtos secundários de reações metabólicas podem ser obtidos na alimentação, no ar que respiramos, podem ser gerados pela ação da luz do Sol na pele.
A função de um antioxidante é anular a atividade dos radicais livres, doando o elétron que lhes falta. O corpo produz diversas e em alta quantidade moléculas antioxidantes. Além disso, podemos obter outras através da alimentação. Radicais livres, de modo geral, são ruins para o corpo humano. Eles podem surgir como produtos secundários de reações metabólicas podem ser obtidos na alimentação, no ar que respiramos, podem ser gerados pela ação da luz do Sol na pele.
METODOLOGIA
Este estudo apresenta a abordagem dos benefícios dos alimentos ricos em antioxidantes sobre a saúde humana. Foi realizado durante o mês de Maio de 2014 através de levantamentos bibliográficos. A busca foi realizada no portal Scielo. O estudo baseou-se em cincos artigos científicos.