analise sensorial
Objetivo: diferenciação de odor e aroma
O principal objetivo dessa pratica é diferenciar os odores e aromas das amostras de morango( 103), coco (233), baunilha(400) e abacaxi(638). Cada uma dessas amostrar foram analisadas em ordem decrescente da esquerda para a direita,percebido o odor com a boca fechada primeiro foi logo após o com um prévia parada, foi analisado o aroma. Após analise tivemos os seguintes resultados: ver gráficos abaixo.
Gráficos de odor
Gráficos de aroma
Pratica 3: Teste de diferença – comparação pareada
Objetivo: do teste é determinar se há diferença perceptível na intensidade de um determinado atributo das amostras
Neste teste foram provadas amostras de biscoito (obs: Biscoito da Marilam 611 e biscoitos da aymoré 201) da esquerda para direita com o objetivo de identificar qual das duas marcas apresenta maior doçura em relação a outra. Para isto foi usado o método discriminatório de comparação pareada. As amostras foram provadas da esquerda par a direita e entre as avaliações a boca foi enxaguada e ouve uma espera de 30 segundos entre as provas de uma amostra para outra. Foi utilizado neste teste a tabela 1 A e o teste foi bilateral pois o preparador não conhecia o resultado correto.
Resultado:
Numero de provadores totais : 9
Numero de provadores que acharam o Aymoré mais doce:¨6
Numero de provadores que acharam o Marilan mais doce : 4 Conclusão: Não ouve diferença significativa ao nível de 5% de significância entre a doçura do biscoitos da marca aymoré e da marca marilan , pelo teste bilateral.
Pratica 4: Teste de diferença – Duo – Trio
Objeto do teste: verificar se existe ou não diferença global perceptível entre duas amostras que sofreram tratamentos diferentes.
Neste teste: neste teste foram provadas duas amostras de refrigerante de laranja( refrigerante de laranja da marca fanta 302 refrigerante da