Amigdalite
A amigdalite é uma infecção normalmente causada por vírus ou bactérias. É bastante comum de acontecer durante a infância e acomete os órgãos chamados de amídalas. Estes órgãos são duas proeminências com cerca de 5cm de diâmetro que ficam localizados perto do final da língua. Possuem como principal característica defender o organismo, pois são revestidos por um tecido que realiza a filtragem e a barragem de microrganismo estranhos presentes no ar e nos alimentos.
SINAIS E SINTOMAS
As amígdalas são estruturas pequenas e arredondadas, que se encontram na parte de trás da boca, ao lado da garganta. Localizadas em um local estratégico, as amígdalas têm a função de produzir células de defesa para combater bactérias e vírus simples que são aspirados com o ar e ingeridos com os alimentos. Quando elas mesmas se infectam e se inflamam ocorre o que chamamos de amigdalite.
Geralmente os sintomas da amigdalite são:
Febre que pode ser alta ou baixa;
Dor de garganta;
Dor de cabeça;
Diminuição do apetite;
Mal-estar geral;
Náuseas e vômitos;
Vermelhidão na garganta com ou sem pus;
Halitose;
Dificuldade para engolir.
Como os sintomas da amigdalite são comuns aos de outras doenças, o melhor a se fazer quando surgirem esses sintomas é procurar um profissional especializado para que se faça o diagnóstico correto.
TRATAMENTO
Clínico
Dietético
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Incentivar o cliente a evitar o cigarro,pois fumantes ativos e passivos têm maior disposição a desenvolver a amigdalite;
Evitar ambientes com ar-condicionado (ele resseca as mucosas e diminui a resistência das amígdalas);
Durante as crises dê preferência a bebidas mornas, sopas e alimentos macios;
Tomar bastante líquido;
Orientar ao cliente para fazer uso da medicação prescrita pelo médico durante o prazo determinado para que não se estenda o quadro da doença.
Em amidalites de repetição é importante afastar a hipótese de refluxo