Amigdalite
A amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas. Amígdalas são gânglios linfáticos localizados na parte superior da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.
#Gânglios linfáticos são um componente importante do sistema imunológico do corpo e ajudar no combate de infecções, e produzir anticorpos.
#Os principais gânglios linfáticos localizam-se no pescoço, atrás da orelha, axilas, tórax, abdômen e virilhas. Ainda não se sabe o porquê, mas os gânglios linfáticos podem espontaneamente começar a produzir células diferentes das originais desordenadamente, gerando o câncer.
Transmissão:
A transmissão da amigdalite ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria, principalmente quando o indivíduo se encontra com baixa resistência. É importante destacar que muitos indivíduos possuem o contato com a pessoa doente e poucos a adquirem.
Sintomas:
Quando a amigdalite é bacteriana, há presença de dor de garganta, febre alta, cansaço e aparecimento de placas brancas nas amígdalas. É importante diferenciar a amigdalite estreptocócica das dores de garganta. Estas, nem sempre possuem o diagnóstico de amigdalite.. Quando a infecção é viral, a febre não é tão alta, não ocorrem placas na garganta, apenas fenômenos irritativos e dolorosos nas amígdalas.
Tratamento:
Se uma bactéria como uma estreptocócica estiver causando a amigdalite, antibióticos serão receitados para curar a infecção. Os antibióticos podem ser ministrados por injeção ou por via oral durante dez dias.
Amigdalite viral: geralmente causada por vírus.
Amigdalite aguda: quando a infecção dura até 3 meses;
Amigdalite crônica: quando a infecção dura mais de 3 meses ou é recorrente.
Amigdalite bacteriana: geralmente causada por Streptococos e Pneumococos.