Estudo de Caso-Amigdalite
1º) As principais características sobre amigdalite do paciente e cite seus agentes causadores:
A inflamação na garganta do paciente causa: febre, calafrios, dor de garganta, falta de apetite, mau-hálito, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula, muitas vezes de modo bem semelhante a uma virose, como a mononucleose. Nos quadros causados por bactérias, costuma haver acúmulo de pus nas amígdalas. Nos bebês, além da febre, o único sinal evidente muitas vezes é a recusa à alimentação.
As principais causas da amigdalite são por vírus e bactérias, mas podem também ocorrer processos mistos e, às vezes, associações com fungos. Os vírus estão implicados com cerca de 50% a 70% das inflamações, especialmente os que causam também gripes e resfriados, como o adenovírus.
Entre as bactérias, os principais agentes envolvidos são os estafilococos e o estreptococo, que também provoca escarlatina e está associado à evolução da doença para febre reumática.
2º) Quais os possíveis agentes causadores da Amigdalite do paciente acima e o que o medico viu de acordo com a medida profilática indicada:
A amigdalite do paciente é do tipo bacteriana, pois pela medida profilática indicada o medico receitou antibiótico como: Benzetacil que é indicada no tratamento de infecções e o analgésicos também podem ser prescritos com o intuito de ajudar no controle da dor.
3º) Explique a razão da Benzetacil ser muito utilizada em ambiente nosocomiais como opção de tratamento em determinadas situações. E explique o motivo do uso indevido desse medicamento acarretar graves problemas hospitalares.
É muito utilizado porque a penicilina é um antibiótico bactericida que tem muita eficiência contra as bactérias, isso é que comprovado a muitos anos no mercado. Auxilia no tratamento de infecções (incluindo sepse, pneumonia, pericardite, endocardite, meningite e antraz)