faringite
Antes de continuarmos, estudem o desenho abaixo para saberem de que estruturas vou falar a seguir. Todas elas podem ser vistas ao abrirmos a boca em frente a um espelho.
A faringoamigdalite ou dor de garganta, pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. A maioria dos casos é de origem viral, causada por vários tipos diferentes de vírus. A presença de dor de garganta é inclusive um dos critérios para se diferenciar gripe de resfriado (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO).
Orofaringe
As faringites virais são processos benignos que se resolvem espontaneamente, ao contrário das faringites ou amigdalites bacterianas que devem ser tratadas com antibióticos e podem levar a complicações como abscessos e febre reumática (explico adiante).
Então como distinguir uma amigdalite viral de uma bacteriana?
O modo mais correto é através da coleta de material da garganta por swab ou Zaragatoa, uma vareta com algodão na ponta, onde se colhe material da área inflamada para avaliação laboratorial.
O problema do swab é que a identificação do agente infeccioso demora pelo menos 48h. Já existem testes mais rápidos para se identificar bactérias, mas nem sempre há facilidade para se colher e enviar o material para análise. Deste modo, é importante a avaliação clínica para se iniciar tratamento o mais rápido possível.
Swab das amígdalas
Sintomas da faringite /amigdalite
O quadro clínico típico das amigdalites é:
- Dor de garganta
- Febre
- Dores pelo corpo
- Dor de cabeça
- Prostração
Todos os sintomas acima são comuns às infecções virais e bacterianas. Porém, alguns outros podem indicar se o