Gd de faringite
Os sinais cardinais da dor que podem ser reconhecidos nesse caso são a dor, febre, edema e eritomatose.
A dor (pois João tem reclamado de dores musculares ao engolir) é causada pela compressão das terminações nervosas devido a formação de edema, pela liberação de substâncias mediadoras pelos macrófagos, mastócitos, células endoteliais e nervos traumatizados no local atingido. (Acetilcolina, bradicinina, substancia P e prostaglandinas que facilitam a despolarização neuronal por tempo prolongado, aumentando assim a hiperalgesia ou alodínia.)
O edema ou tumor (pois João tem linfadenopatia cervical bilateral, orofaringe , tonsilas e úlvulas inchadas) é resultado de uma desregulação entre as pressões hidrostática (relacionada com líquidos sanguíneos) e pressão oncótica (proteínas e células sanguíneas). Quando a microcirculação apresenta vasodilatação e permeabilidade aumentada, em resposta à citocinas liberadas, ocorre uma liberação de proteínas juntamente com plasma. Diminuindo a pressão hidrostática vascular e aumentando a oncótica no interstício. Com tal desregulação, torna-se difícil o retorno dos líquidos aos vasos, causando o edema.
A eritomatose ou rubor (pois João tem orofaringe, tonsilas e úlvula eritemastosas) é provocada pela elevação de concentração de sangue que é causada pela vasodilatação e abertura de todos os capilares locais, em decorrência da liberação de histamina e elevação na produção de NO, entre outros mediadores.
2. O pediatra observou que a faringe, úlvula e tonsilas de João estavam inchadas e eritematosas.
a) De que forma estes achados estão relacionados aos fenômenos vasculares no sítio de inflamação?
A eritomatose é causada pela vasodilatação arteriolar, que é produzida por ação da histamina e do reflexo axônico e é mantida por prostaglandinas, leucotrienos e pelo fator ativador de plaquetas (PAF). Com