Faringite
1. Quais os sinais cardinais da inflamação podem ser reconhecidos neste caso?
Relacione os sinais com sua descrição clínica.
Os sinais que podem ser reconhecidos neste caso são:
DOR: É consequência da liberação de mediadores pró-inflamatórios, principalmente bradicinina que ativa a fosfolipase induzindo a síntese e liberação de prostaglandinas por fagócitos e células endoteliais, e substância P produzida pelas terminações nervosas aferentes, sensibilizam os nocioceptores tornando-os mais sensíveis a dor e causando a hiperalgesia. A dor também pode ser causada pela compressão das terminações nervosas devido à formação de edema naquela região.
CALOR: Ocorre devido a hiperemia arterial (aumento da quantidade de sangue no vaso) onde o sangue na periferia do vaso passa de forma lenta e no centro de forma rápida causando consequentemente o aumento da temperatura local, calor.
EDEMA: O inchaço é decorrente do extravasamento de líquido provocado pelo aumento da pressão hidrostática do vaso e pressão oncótica provocado pela saída das células que conseguem passar em decorrência da contração das células endoteliais que formam poros permitindo seu extravasamento para o interstício.
RUBOR: É provocada pela elevação de concentração de sangue que é causada pela vasodilatação e abertura de todos os capilares locais, em decorrência da liberação de histamina.
*Perda da função: Foi o último sinal cardinal adquirido. A perda da função, neste caso é a da ingestão de alimentos, que se dá por causa de outros dois outros sinais cardinais: Edema e Dor.
2. O pediatra observou que a faringe, úvula e tonsilas de João estavam inchadas e eritematosas.
a) De que forma estes achados estão relacionados aos fenômenos vasculares e exudativos?
Os fenômenos vasculares são representados por modificações hemodinâmicas e reológicas da microcirculação comandadas pelos mediadores liberados durante os fenômenos irritativos e, menos frequentemente, por