Substantivo
O substantivo defini-se como uma palavra que designa seres ou entidades, ou seja, da-se nomes. A formação do substantivo corresponde á formação de uma palavra. Morfologicamente dizendo, a formação do substantivo informa a categoria de número ou gênero, de forma independente.
A formação dos substantivos subdesenvolve-se em várias classes de formações. Sendo essas: Donativa (corresponde ao significado do verbo, para denotar seres ou entidades); Motivação gramatical (adapta verbos e contextos que exigem um substantivo) e motivação textual (é a classificação que dá referência á uma estrutura verbal, que possivelmente já tenha sido mencionada em um texto.
Um dos principais processos para mudança de classes na formação de verbos é a função denotativa. Nessa função o verbo denota ação ou estado, porém com a função de predicar . A denotação não pode ser separada da função predicadora.
A função denotativa tem por sua vez a transformação do substantivoa partir de verbos em uma entidade ou conceito em si, fora da situação de predição, ou seja, quando elimina-se um contexto individual.
Temos também nas formações, a função do infinitivo. O infinitivo trata-se de eliminar as circunstancias temporais , mas não a relação entre eventos causadores, ou seja, mesmo com a utilização do infinitivo, o verbo continuará especificando um agente para o significado.
Somente a condição do verbo em substantivo, dá a condição ideal para a designação genérica de eventos e mais ações verbais.
Na motivação gramatical, a mudança de classes ocorre quando a formação do substantivo, a partir do verbo, se faz por ordem textual. A formação de uma estrutura, são as mais produtivas para a formação de verbos.
O agente na formação de substantivos, é quem determina a oposição de masculino ou feminino.
Analiticamente concluimos assim que precisamos da junção de todas essas formações para a mudança de classes e formação de verbos. Sem essas, não traremos sentido ao conteúdo ao