relatorios de estagio
Alunas- Monica Helen Ataide Rodrigues
Prof’ Marinaldo Ribeiro
Titulo- Amigdalites
Barcarena-2013
Alunas- Monica Helen Ataide Rodrigues
Titulo-Amigdalites
Disciplina- Assistência de Enfermagem á Saúde da Criança e do Adolescente
Barcarena-2013
Conceito
Amigdalite ou Amidalite é uma doença infecciosa que acomete as amígdalas (órgão de defesa), que estão localizadas próximo a base da língua. As Amígdalas são pequenas estruturas arredondadas, em forma de amêndoa, localizadas na parte de trás da boca, ao lado da garganta. Acredita-se que sirvam para ajudar a evitar infecções, produzindo anticorpos. As amígdalas também são chamadas de tonsilas palatinas e podem ser vistas quando se abre bem a boca.
Agente Etiológico
Nas amigdalites virais os principais agentes causadores sao os vírus influenza A e B, parainfluenzae 1, 2 e 3, echovírus, paramyxovírus, adenovírus, vírus Eptein-Barr (agente causador da Mononucleose infecciosa)., Herpes vírus e coxsakie vírus. Estes pacientes apresentam em geral um quadro de infecçao de vias aéreas superiores associado com congestao nasal, coriza, lacrimejamento e na maioria das vezes percebe-se somente vermelhidao das amigdalas, sem pus em suas superfícies. Cerca de 40% dos casos de amigdalites agudas tem origem viral.
Já as amigdalites agudas bacterianas tem como principais causadores o Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus e associaçao fuso-espiralar.
Transmissão
A disseminação acontece através do contato direto com secreções nasais ou orais, pelo ar, através da inalação de partículas que estejam em suspensão após tosses e espirros. Objetos que tenham tido contato com a mucosa dos pacientes e não tenham sido devidamente lavados podem carregar vírus.
Período de encubação: O período de incubação, que por definição vai do momento