Logoterapia
Segundo Viktor Emil Frank (1905-1997) O sentido da vida difere de pessoa para pessoa, de um dia para outro, de uma hora para outra. O que importa, por conseguinte, não é o sentido da vida de um modo geral, mas antes o sentido específico da vida de uma pessoa em um dado momento.
A logoterapia abrange todas as áreas da atividade humana e busca resgatar aquilo que é especificamente humano na pessoa, sua liberdade para além das circunstâncias, sua responsabilidade perante algo ou alguém e a autotranscendência como ser dirigido para além de si, aberto para encontrar sentido em qualquer situação e realizar valores.
O trabalho irá abordar também as técnicas logoterápicas, sendo a primeira Intenção Paradoxal que se baseia no fato de que o medo produz aquilo que temos medo, ou seja, a ansiedade antecipatória, que é quando o psicoterapeuta induz o paciente a intencionar precisamente aquilo que teme, mesmo que seja somente por breves instantes. E a segunda é a Desreflexão que se baseia no fato de que a intensão excessiva impossibilita aquilo que desejamos.
LOGOTERAPIA E O SENTIDO DA VIDA
Viktor Frankl reconheceu – especialmente na psicanálise freudiana e na psicologia individual adleriana, o mesmo problema – a preocupação com um equilíbrio interno, numa perene busca pela cessação de tensão, como objetivo maior da gratificação dos