Ambientes Operacionais
1. Defina Ambiente Operacional Monousuário.
Resp: O ambiente monousuário se caracteriza por permitir que o processador memória e os periféricos fiquem dedicados a apenas um usuário e geralmente enfatizam a facilidade de uso, já que eles não são dispendiosos e, desta maneira, a eficiência de máquina passa a ser uma preocupação secundária.
Uma preocupação de quem desenvolve este tipo de produto é de fazê-lo ocupar o mínimo de memória principal possível oferecendo o máximo de recursos para os usuários. Quanto menor o espaço ocupado pelo SO mais espaço para os programas são destinados.
2. Defina Ambiente Operacional Multiusuário.
Resp: Equipamento central com vários micros e/ou terminais - Processamento de vários programas concorrentemente - Processamento centralizado - Base de dados central. Multiprogramação - capacidade de processar vários programas concorrentemente. Time Sharing - capacidade do SO em dividir a atenção do processador entre os vários programas que estão na memória principal. Gerenciador de Recursos - Memória Principal, I/O, Processador, Prioridades, Interrupções, e outros. Spooling - capacidade de enviar resultados de periféricos lentos a periféricos rápidos, agilizando o processamento.
3. Defina Ambiente Operacional Cliente/Servidor.
Resp: Um equipamento central (Servidor) com programa gerenciador de redes e gerenciador de banco de dados - Processamento local - Base de dados central. Compartilhamento dos Recursos - dos recursos do servidor e de toda a rede. Compartilhamento da base de dados - utilização de dados únicos por toda a rede. Segurança dos dados - Controle de versões, cópias e modelos de dados. Processamento da base de dados - processamento no servidor descarrega o uso do cliente.
4. Quais as vantagens do Ambiente Multiusuário sobre o Cliente/Servidor?
Resp: No ambiente cliente/servidor o processamento é local, já no multiusuário o processamento é feito no servidor, o que libera recursos