Ambientes Operacionais
PESQUISAR COMO SÃO IMPELMENTADOS ( QUAIS OS ALGORITMOS USADOS) OS SEGUINTES ASPECTOS NOS SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS E LINUX:
ESCALONAMENTO DE PROCESSOS
GERENCIAMENTO DE MEMORIA
SISTEMA DE ARQUIVOS
ESCALONAMENTO DE PROCESSOS :
O problema básico de escalonamento em sistemas operacionais é como satisfazer simultaneamente objetivos conflitantes: tempo de resposta rápido, bom throughput para processos background, evitar postergação indefinida, conciliar processos de alta prioridade com de baixa prioridade, etc. O conjunto de regras utilizado para determinar como, quando e qual processo deverá ser executado é conhecido como política de escalonamento.
Escalonamento em Linux
Como todos os outros escalonadores UNIX, o escalonador Linux privilegia os processos I/O bound em relação aos CPU bound de forma a oferecer um melhor tempo de resposta às aplicações interativas.
- Os requisitos do escalonador do Linux eram: * Apresentar boa performance em programas interativos, mesmo com carga elevada; Distribuir de maneira justa o tempo da CPU; Ser eficiente em máquinas SMP (Symmetric Multi Processor); Possuir suporte para tempo real.
*Cada processo possui uma prioridade, que é recalculada dinamicamente
*O escalonador entrega a CPU para o processo que possui a maior prioridade.
*O escalonador é preemptivo.
O Linux considera dois tipos de processos: processos interativos (time-sharing) e processos tempo real;
-Para processos interativos (dentro da mesma prioridade) o algoritmo é Round Robin.
-Para processos de tempo real (dentro da mesma prioridade) o algoritmo pode ser: FCFS (o processo executa até terminar ou se bloquear) ou Round Robin.
-Processos de tempo real possuem prioridade sobre os demais processos.
Cálculo da prioridade dos processos de usuário:
O escalonador classifica os processos em interativos e não interativos, pela observação de seu comportamento. Interativos são aqueles