Ambiente Externo Operacional
Todas as empresas estão inseridas em um contexto que abrange diversas forças ambientais, sendo afetadas por tendências e sistemas político – legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Segundo WRIGHT (2000, p.47), “a administração estratégica envolve três níveis de análise: o macro ambiente da empresa, o setor em que ela opera e a empresa em si”.
Como afirma WRIGHT (2000, p.48), todas as empresas são afetadas pelas forças macroambientais, destacando que “o objetivo da administração estratégica é criar condições para que a empresa opere com eficácia diante de ameaças ou restrições ambientais e possa também capitalizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente”.
Para CERTO (1993, p.44), “O ambiente operacional é o nível do ambiente externo à organização composto por setores que normalmente tem implicações específicas e relativamente mais imediatas na administração da organização”.
A análise externa verifica as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar e desfrutar dessas situações. A empresa deve olhar para fora de si, para o ambiente onde estão concentradas as oportunidades e ameaças que afetarão a empresa.
CLIENTE
De acordo com CERTO (1993, p.44), “o componente cliente do ambiente operacional reflete às características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização”.
O conhecimento da clientela, seu perfil, hábitos de compra, necessidades, inclinações, opiniões, e a disponibilidade dessas informações, através de banco de dados atualizados, são vantagens competitivas significativas na empresa.
BETHLEM (2001, p.154) afirma que, “a empresa existe para satisfazer as necessidades e aspirações de seus clientes” esse é o principal quesito na busca pela conquista da clientela, oferecer produtos e serviços que supram suas necessidades e desejos. A empresa que oferecer um atendimento diferenciado com a devida atenção, conforto e respeito terá mais chance