Questionario - Teoria Classica da Administração
Inúmeras variáveis que afetam o desempenho de uma empresa estão presentes no ambiente organizacional, por exemplo: disponibilidade de fornecedores, aceitação das ações da empresa pela sociedade, investimentos de grupos financeiros, ações da concorrência, entre outros. Sendo externos ou internos, a gerência realiza uma análise ambiental para avaliar de que modo certos fatores, como os citados anteriormente, atingem a empresa para, então, tomar decisões (adaptações, monitoramento e/ ou reação) que estabeleçam ambientes favoráveis à atuação da mesma.
Apesar de julgarmos que numa organização deveria haver a adoção de ambos os pontos de vista, temos como primordial o administrador e suas ações- visão onipotente-, pois se ele realiza o PODC corretamente diante de centenas de variáveis do ambiente que influenciam a organização, pode haver o reflexo de uma empresa com cenário de atuação e de funcionamento favoráveis.
2. O que é ambiente organizacional
As organizações estão inseridas num contexto em que fatores externos e internos – tendências, forças e instituições- a elas influenciam seu desempenho. O conjunto formado por esses fatores resulta no que chamamos de ambiente organizacional – no início, referido como contexto.
O ambiente organizacional possui a parte externa e interna com centenas de variáveis que influenciam a tomada de decisão de uma organização. Por exemplo, se uma empresa observa, no ambiente externo, que a concorrência está faturando mais, logo realiza uma análise ambiental para avaliar o porquê isso ocorre, de que maneira afeta a empresa e o que pode ser feito para reverter tal cenário. Portanto, o ambiente organizacional é o “espaço” – físico ou contextual – onde as empresas agem e cujos fatores (internos, externos contextuais e operacionais) afetam essas ações.
3. Defina cultura organizacional e seus