Prevenção De Patologias na Construção Civil
Curso Técnico em Edificações
KELLY BARBOSA COUTINHO
MANUAL DE PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS EM CONSTRUÇÃO CIVIL
Serrinha, BA.
2014
KELLY BARBOSA COUTINHO
MANUAL DE PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS EM CONSTRUÇÃO CIVIL
1. INTRODUÇÃO
O termo "patologia" é derivado do grego e significa "estudo da doença". Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. No amplo processo da construção civil, portanto, pode-se denominar “patologia” tanto a análise quanto a manifestação de problemas estruturais após a execução de projetos.
Planejamento, projeto, execução e manutenção são fases da construção civil sujeitas a falhas. Perceptíveis ou não, naturais ou estruturais, tais falhas tornam-se grandes problemas à engenharia quando passíveis de prevenção e/ou muito recorrentes.
Essas patologias podem se manifestar de diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações, danos por umidade excessiva na estrutura, entre outros. E por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.
Segundo a especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gerenciamento Ambiental, engenheira Maria Regina Pereira Buss, as vistorias constantes em imóveis são capazes de evitar ou até mesmo encerrar problemas longos. "É muito mais fácil corrigir algo na origem do que esperar que a coisa aconteça, para que aí seja feito um laudo e a justiça resolva a questão. Um check out na edificação é algo como um check up que avalia a saúde em nosso corpo", analisa. Na visão dela, a falta de costume de se investir em prevenção, é o grande problema.
2. PRINCIPAIS PATOLOGIAS – PREVENÇÃO
2.1 UMIDADE/ MOFO A água contém sais do solo que se depositam na parede. Esses sais se acumulam, se expandem e com o tempo, se cristalizam, degradando rapidamente as paredes e os revestimentos. Para evitar esse problema,