PATOLOGIA EM ALVENARIA
Marcus Sacchetto Duarte; Ygor Felipe de Souza; Carlos Andre de Jesus Santos.
Ana Margarida Vieira (Orientadora) marcus@construtoramiquerinos.com.br; souzayf@hotmail.com.
I Introdução
A questão da durabilidade se tornou termo de suma importância no setor de engenharia. A partir do uso de métodos adequados a construção tende a se tornar mais resistente e duradoura. Com o crescimento desenfreado do setor de construção civil a partir do ano de 2010 houve um maior cuidado de órgãos regulamentadores quanto as normas já existentes.
Atualmente pode-se perceber que a utilização da alvenaria estrutural que faz uso dos blocos de concreto em suas construções é predominante no mercado da construção civil, o que fez com que normas como NBR-12118:2013 de bloco de concreto e NBR 15270-3 bloco cerâmico fossem revisados a fim de evitar o risco de patologias
O termo patologia compreende-se no estudo de doenças, largamente utilizado em termos médicos hoje vem sendo aplicado no setor de engenharia para estudo de casos como, fissuras, trincas, rachaduras, infiltrações e entre outros.
II Problemas de Pesquisa
Ao iniciar o projeto, o construtor tende a não contar com as intempéries que acontecem ao longo e após a obra. Tendo tal afirmação, porque o estudo das patologias em alvenaria pode facilitar no desenvolvimento e durabilidade da obra?
III Contextualização do problema
Ao se desenvolver um projeto de qualidade onde, riscos quanto futuras patologias possam ser previstos o desperdício de materiais e de recursos se torna menor, trazendo vantagens como, o ganho de tempo para desenvolvimento da obra e economia de recursos financeiros e também o desperdício mínimo de materiais que poderiam ser descartados devido a infiltrações, trincas ou problemas afins.
IV Objetivo
Os objetivos específicos são:
Fazer um estudo sobre os tipos de patologias;
Identificar casos mais comuns de patologias;
Elaborar um estudo com possíveis ações de prevenção,