Introdução Tcc Organizacional
As organizações estão inseridas num contexto influenciado e exposto as constantes mudanças comportamentais, culturais e tecnológicas.
As empresas necessitam se adequar às transformações contínuas criando novas estratégias de atuação em seu ramo de atividade. Entretanto, é preciso superar o conservadorismo, a burocracia e quebrar alguns arquétipos para se adequarem ao novo ambiente competitivo, identificar os pontos fortes e fracos, assim, facilitando a ação dos gestores com o intuito de preservar a organização e seus recursos.
O trabalho foi desenvolvido na área de recursos humanos, que está diretamente ligada ao patrimônio e a valorização do capital humano.
Hoje as empresas sentem que é cada vez mais necessário manter a área de recursos humanos, para mensurar suas ações através de procedimentos técnicos que possam dar um feedback das atuações que envolvem os departamentos.
Para Coda (1997), a Administração de Recursos Humanos visa a proporcionar a empresa um quadro de pessoal satisfeito, integrado, produtivo e estimulado para contribuir com o alcance dos objetivos organizacionais. É decisivo para gestores de recursos humanos ressaltarem a importância do ambiente interno para a excelência das atividades.
O ambiente interno das organizações deve prover as condições necessárias às suas realizações, criando um clima adequado que facilite o desenvolvimento pessoal e a sinergia da equipe. A administração de recursos humanos consiste em “planejar, organizar, dirigir e controlar pessoas”, buscando o desenvolvimento, a manutenção e utilização do capital humano de forma que, os objetivos da empresa, sejam atingidos da maneira mais econômica e eficaz.
Em virtude da necessidade de manter-se no mercado e atuar de forma competitiva, as organizações passaram a preocupar-se mais com a gestão de pessoas, exigindo maior conhecimento, participação, liderança, comunicação, flexibilidade e principalmente com os valores organizacionais.
Milkovich e Boudreau