Resenha Capítulo 3 Giambiagi
(Fábio Giambiagi)
Reformas, Endividamento Externo e o “Milagre” Econômico
1. Introdução: O Contexto Histórico
O terceiro capitulo analisa a atividade econômica no período de 1964 a 1973, tendo em conta os tipos de política econômica adoptados pelos governos do período. Ressalta que no referido período teve três mandatos de presidentes militares que foram:
Humberto Castello Branco;
Arthur da Costa e Silva; e
Emílio Garrastazu Médici.
Durante esses mandatos houve certa continuidade tanto no terreno político, como também do modelo de política econômica.
O modelo de política econômica adoptado no governo de Castello Branco foi formulado pelo ministro do Planejamento, Roberto Campos e pelo da Fazenda Octávio Bulhões. Estes, gradativamente, tentaram combater a inflação tendo como principais objetivos econômicos a expansão das exportações e a retomada do crescimento.
Porém, tendo em conta o cenário de desequilíbrio apresentado no início do governo de Castello Branco, a política econômica teve que assumir uma posição restritiva.
A política econômica estava alienada à política dos governos no período, que não encontravam resistência impondo seus desígnios, beneficiando o empresariado.
A economia do período passou por duas fases distintas:
A primeira, fase de ajuste estrutural da economia na tentativa de combater o processo inflacionário e o desequilíbrio externo que decorreu nos anos de 1964 a 1967, período em que também fora implantado o PAEG;
A segunda, de 1968 a 1973, caracterizada por uma política econômica expansiva e vigoroso crescimento da atividade econômica, acompanhada por uma gradual redução da inflação e do desequilíbrio externo.
2. Descrição do Assunto
3. Análise Crítica
De acordo com o autor, logo no início do capítulo, afirma-se que, durante os mandatos dos governos militares eles tentaram combater a inflação tendo como principais objetivos econômicos a expansão das