resumo ambiente empresarial
O ambiente externo das empresas é tudo o que circunda uma organização, sociedade, governo, concorrência, ou seja, o que acontece fora dela, mas que pode de alguma forma afetá-la. A análise desses fatores externos é de suma importância para seu correto funcionamento, uma vez que o mercado está sempre passando por períodos de mudanças e encontra-se cada vez mais competitivo. Através dos fatores externos a organização pode identificar oportunidades e ameaças, para assim se prevenir dos riscos do negócio, o que pode vir a ser o grande diferencial para o sucesso da organização. O empreendedor precisa ter um conhecimento profundo do seu negócio e do mercado onde atua, de forma que consiga analisar todas as variáveis que se relacionam com o ambiente. A pesquisa foi realizada na empresa Líbano Copiadoras através de entrevista ao sócio-diretor, a um fornecedor e a um cliente. Para obtenção da análise utilizou-se o método comparativo. Os resultados, nas variáveis analisadas, comprovaram o que se vê na teoria e afirma que a empresa deve realmente preocupar-se com o ambiente externo, pois ela sofre grande influência do mesmo.
A análise externa verifica as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar e usufruir dessas situações. A empresa deve olhar para fora de si, para o ambiente onde estão as oportunidades e ameaças.
Oportunidades: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.
Ameaças: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitados desde que conhecidas em tempo hábil.
O executivo deve identificar os componentes relevantes do ambiente e, em seguida, analisar quanto à situação de oportunidade ou ameaças para a empresa.
A análise externa corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às